| FAMILIA CAMOZZATO |
|---|
Cidades Importantes - Pato Branco voltar cidades importantes
Antonio Camozzato se estabeleceu nas margens do Rio Chopin, no sudoeste do Paraná, em 1933, a aproximadamente 30 quilometros da cidade de Pato Branco que, à época, estava no início de sua existência e não tinha ainda este nome. Clevelândia era a cidade mais conhecida na região e ponto de referência para os viajantes. Em Sananduva Antonio já havia suportado a perda da esposa Catarina Begnini, vítima de um grave surto de gripe que acometeu a região no ano de 1921. Assim, quando em 1929/1930 seus negócios foram duramente atingidos pela desvalorização violenta dos seus estoques, fato por sua vez decorrente da crise de 1929 americana, e ainda, por prejuízos causados por grupos de participantes das escaramuças ocorridas na chamada Revolução de 1930 que para seu sustento assaltavam os pequenos comerciantes do interior, Antonio resolveu se mudar.
Antonio se estabeleceu em Pato Branco com sua segunda esposa Pierina Caldato e filhos do casal, Idolino, Elmira, Edile e Pedro Setembrino.
Os filhos Máximo, Ermelinda e Vergílio, de seu primeiro casamento também se mudaram para Pato Branco, sendo que, por volta de 1940 Máximo retornou para Sananduva, indo trabalhar no moinho de Graciano Camozzato.
Antonio pouco depois se mudou do Chopin para a sede do municipio onde instalou um moinho e passou o resto de sua vida.
Conheça mais de Pato Branco:
http://www.patobranco.pr.gov.br (acesse o sítio da Prefeitura Municipal)
http://www.portalpatobranco.com.br (acesse o Portal Sananduva, com informações variadas)
www.patob.com.br (acesse notícias da cidade)
Localização da cidade de Pato Branco no mapa do estado do Paraná

